Sábado – Pense por si

Musk deu cheques de um milhão a eleitores, mas juiz republicano perdeu no Wisconsin

Susan Crawford conseguiu uma vitória com 55% dos votos, enquanto Brad Schimel não passou dos 45%, apesar do investimento de Elon Musk na sua candidatura. O multimilionário ofereceu cheques de um milhão de dólares a alguns eleitores e 100 dólares a quem assinassem uma petição contra "juízes ativistas".

Susan Crawford foi a vencedora das eleições por um lugar no Supremo Tribunal do Wisconsin, que decorreram na terça-feira. Esta é uma importante vitória para os democratas depois de a campanha eleitoral ter ficado marcada pelo apoio de Elon Musk e Donald Trump ao candidato derrotado.

Kayla Wolf/ AP

A juíza do condado de Dane derrotou Brad Schimel, ex-procurador-geral republicano e juiz conservador do condado de Waukesha, apesar de Elon Musk ter gastado milhões de dólares para impulsionar a sua candidatura. Estas eleições tornaram-se mesmo a disputa judicial mais cara da história do país.  

"Hoje, os moradores do Wisconsin defenderam-se de um ataque sem precedentes à nossa democracia. Wisconsin levantou-se e disse bem alto que a nossa justiça não tem preço, os nossos tribunais não estão à venda", referiu Susan Crawford depois de os resultados serem conhecidos.

Tendo em conta os resultados desta manhã, quando 98% dos votos estavam apurados, Susan Crawford conseguiu uma vitória com 55% dos votos, enquanto Brad Schimel conseguiu apenas 45%.

Ainda na noite de terça-feira, Brad Schimel admitiu a derrota e disse aos seus apoiantes que já tinha ligado a Susan Crawford para a congratular pela sua vitória, depois de perceber o desagrado na sala afirmou: "Vocês têm de aceitar os resultados. Os números não vão mudar, são muito mais e não vamos conseguir". 

Elon Musk também já reagiu ao resultado, mas considerou que "o golpe da esquerda é a corrupção do judiciário" e que o mais importante foi a aprovação da necessidade de mais requisitos de identificação dos eleitores.  

Com estes resultados, os liberais vão manter a maioria ideológica no Supremo Tribunal estadual de quatro para três. Este é um fator decisivo para casos como os que abordam questões como o aborto e outros direitos de negociação coletiva.  

No total, foram gastos mais de 80 milhões de dólares (86,41 milhões de euros) na campanha, só Elon Musk e outros grupos aliados gastaram mais de 21 milhões de euros. 

O multimilionário reutilizou algumas das táticas que ajudaram Trump a chegar à vitória, incluindo oferecer cheques de um milhão de dólares a alguns eleitores e 100 dólares a quem assinassem uma petição contra "juízes ativistas".  

Os democratas conseguiram aproveitar o envolvimento de Musk para apelar aos cidadãos descontentes com o trabalho do Departamento de Eficiência Governamental, por si liderado. A realidade é que depois do envolvimento de Musk se ter tornado público, as doações para a campanha dos democratas aumentaram exponencialmente. O presidente do Partido Democrata no Wisconsin, Ben Wikler, chegou mesmo a dizer que o partido tinha dados que demonstravam que as ações de campanha onde o nome de Musk era incluído tinham a capacidade de motivar eleitores que antes tinham sido considerados como desligados da política.

Esta eleição era especialmente importante porque nas eleições presidenciais, Donald Trump venceu o estado por menos de um ponto percentual, a margem mais próxima em todo o país.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.