Eleições em Moçambique: Contagem oficial dá vantagem à Frelimo

Lusa 18 de outubro de 2019
As mais lidas

Os dados provisórios estão disponíveis online e dão 75% dos votos a Filipe Nyusi, candidato presidencial da Frelimo.

As autoridades moçambicanas começaram esta sexta-feria a divulgar na Internet a contagem de votos das eleições gerais, que dão vantagem à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), quando estão contados cerca de 10% dos votos para as presidenciais e legislativas. Os dados provisórios estão disponíveis no endereço rprovisorio.stae.org.mz na Internet e às 15h00 (menos uma hora em Lisboa) dão 75% dos votos a Filipe Nyusi, candidato presidencial da Frelimo.

Ossufo Momade, candidato da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), tem 19%, Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) tem 4% e Mário Albino, pelo partido Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral (AMUSI), regista 0,5%. Na votação para o parlamento, a Frelimo tem 70%, a Renamo 22% e o MDM 4%.

No que respeita à eleição de governadores e assembleias provinciais, a Frelimo lidera nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete e Maputo, sendo que as contagens ainda não chegam a um quinto dos votos. Ainda não há dados publicados sobre Niassa, Sofala, Manica, Inhambane, Gaza, nem Maputo Cidade.

Uma fonte das autoridades eleitorais disse à Lusa que hoje se espera a divulgação dos apuramentos ao nível dos 154 distritos do país e, durante o fim de semana, o apuramento ao nível das 11 províncias. A lei prevê que os trabalhos de centralização nacional e apuramento geral, último nível do processo, tenham início na segunda-feira, dia 21 e incluam a apreciação de questões prévias e requalificação de votos.

Até dia 30, os resultados devem ser anunciados em cerimónia pública pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais