Sábado – Pense por si

El Procès: o caso que divide Espanha

Ricardo Santos
Ricardo Santos 13 de junho de 2021 às 10:00

O tema queima: anular as penas dos 12 independentista catalães condenados, sim ou não? O governo de Pedro Sánchez mostrou abertura (precisa da ERC), mas a decisão será sempre difícil. Polémica, já é.

Após o referendo de autodeterminação da Catalunha, a 1 de outubro de 2017, 12 líderes independentistas catalães foram condenados a penas entre os nove e os 13 anos de prisão por sedição, má utilização de dinheiros públicos e desobediência. Três anos e meio depois, os nove homens e três mulheres podem estar à beira do indulto – mas da crise política Espanha já não se livra. O presidente do governo, Pedro Sánchez (PSOE), admitiu a possibilidade de indulto com a afirmação de que "existe um tempo para o castigo e um tempo para a conciliação". Bastou: a discussão da questão catalã regressou em força. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?