Sábado – Pense por si

Doze mortos em queda de helicóptero da polícia na Turquia

18 de abril de 2017 às 17:28
As mais lidas

O sinal do aparelho desapareceu 10 minutos após a sua descolagem de Pulumur

Os 12 ocupantes do helicóptero da polícia que se despenhou esta terça-feira no leste da Turquia morreram todos no acidente, segundo autoridades locais turcas que apontaram como causa da queda as condições meteorológicas adversas sentidas na região.

Ainda surgiram informações que poderiam existir sobreviventes, mas o presidente da câmara de Pulumur (na província de Tunceli, leste da Turquia), Muslum Tosun, assegurou à estaçãoCNNturca que as equipas de resgate chegaram ao local do acidente e confirmaram que todos os ocupantes tinham morrido.

"Por aquilo que vimos, foi definitivamente um acidente", acrescentou ainda Muslum Tosun.

O aparelho - que transportava um juiz, sete polícias, um oficial do exército e três tripulantes - caiu ao final da manhã de hoje em Tunceli, informou a administração desta província do leste da Turquia, que atribuiu a queda do helicóptero às condições meteorológicas sentidas naquela área.

O gabinete do governador de Tunceli explicou que o sinal do aparelho desapareceu 10 minutos após a sua descolagem de Pulumur.

Num comunicado, o governador apontou as "condições aéreas" verificadas naquela zona montanhosa como a causa do acidente, enquanto a CNN turca informou que um denso nevoeiro cobria o local do acidente.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.