Sábado – Pense por si

Dois jovens indiciados por preparação de atos terroristas em Londres

Lusa 16 de agosto de 2024 às 15:26
As mais lidas

O caso está relacionado com "suspeitas de atividade terrorista de extrema-direita", afirmou a polícia londrina.

Um rapaz de 18 anos e uma rapariga de 19 com ligações à extrema-direita foram indiciados no Reino Unido por preparação de atos terroristas, anunciou hoje a polícia de Londres.

Rex William Henry Clark e Sofija Vinogradova encontram-se em prisão preventiva e deverão comparecer hoje no tribunal de Westminster.

Ambos foram na quinta-feira formalmente acusados de preparar atos terroristas, e Sofija Vinogradova é também acusada de recolher "informações suscetíveis de serem úteis a uma pessoa que cometa ou prepare um ato de terrorismo".

Este caso está relacionado com "suspeitas de atividade terrorista de extrema-direita", acrescentou a Polícia Metropolitana, a polícia londrina.

"Trata-se de acusações extremamente graves, mas gostaria de exortar a população a não especular mais sobre este caso, por agora, e a deixar que a justiça siga o seu curso sem obstáculos", declarou o chefe do comando antiterrorista da Polícia Metropolitana, Dominic Murphy.

"Não acreditamos que exista uma ameaça mais alargada associada a esta investigação", acrescentou.

REUTERS/Toby Melville
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.