Sábado – Pense por si

Descoberta cidade com 5 mil anos no norte de Israel

06 de outubro de 2019 às 16:55
As mais lidas

Arqueólogos realizaram descoberta durante os preparativos para construir uma autoestrada perto de Harish, 50 quilómetros a norte de Telavive.

Arqueólogos israelitas anunciaram hoje ter descoberto uma grande cidade antiga com 5.000 anos no norte de Israel.

A Autoridade de Antiguidades de Israel disse hoje que a cidade antiga foi descoberta durante os preparativos para construir uma autoestrada perto de Harish, 50 quilómetros a norte de Telavive.

Os arqueólogos designaram-na de "cidade cosmopolita e planeada" e consideram que se data do início da Idade do Bronze. Ocupava 65 hectares e aí habitaram cerca de 6.000 pessoas.

Os investigadores dizem ter descoberto um templo ritual incomum, com ossos de animais queimados - prova de ofertas sacrificiais - e uma estatueta de uma cabeça humana, assim como fragmentos de cerâmica, ferramentas de pedra e vasos.

Segundo os investigadores, as descobertas dão uma nova visão sobre o período em que populações rurais começaram a reunir-se em ambientes urbanos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.