Sábado – Pense por si

Deputado bilionário francês morre em queda de helicóptero

Olivier Dassault era o 12.º mais rico de França com uma fortuna estimada em 6,3 mil milhões de euros e era deputado desde 2002.

O deputado e bilionário francês Olivier Dassault morreu este domingo na queda de um helicóptero em França. O herdeiro do império da aviação Dassault tinha 69 anos.

Olivier Dassault morreu após o helicóptero em que seguia se ter despenhado perto de Deauville, no noroeste de França. O piloto também faleceu no acidente.

O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou a morte de Dassault "uma grande perda" para o país.

Olivier Dassault aimait la France. Capitaine d’industrie, député, élu local, commandant de réserve dans l’armée de l’air : sa vie durant, il ne cessa de servir notre pays, d’en valoriser les atouts. Son décès brutal est une grande perte. Pensées à sa famille et à ses proches.

Neto de Marcel Dassault, fundador de um império na aviação durante a I Guerra Mundial, Olivier trabalhou no grupo aeronáutico até entrar na vida política, tendo sido eleito deputado pelos conservadores Les Republicains em 2002.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.