Sábado – Pense por si

Depois de condenação, França faz regressar 40 crianças e 15 mulheres da Síria

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 20 de outubro de 2022 às 09:03

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou a França a reavaliar pedido de repatriamento de duas mulheres e dos seus filhos, em setembro. Este voo é a primeira missão de repatriamento desde então. França já fez regressar 111 menores da Síria, desde 2019.

França repatriou 40 crianças e 15 mães que estavam no campo de refugiados curdo al-Hol, situado no nordeste da Síria. Esta viagem acontece depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) ter decidido, em setembro, que a França devia reexaminar os pedidos de repatriamento feitos por duas mulheres francesas, que tinham viajado para Síria com os seus companheiros para se juntarem ao Estado Islâmico, e os filhos de ambas que aí nasceram.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.