Sábado – Pense por si

Crianças do Congo raptadas para adopção na Bélgica

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 06 de setembro de 2019 às 19:32

As famílias enviaram os filhos para campos de férias na capital, Kinshasa. Nunca mais os viram. Um jornalista belga contou à SÁBADO como descobriu a rede de adoção ilegal.

"Não és a minha mamã, mamã." Foi com surpresa que uma belga ouviu esta frase da filha adotiva, enquanto lhe contava uma história de embalar. Apesar de ter ficado preocupada, acabou por ignorar: "Pensei que ela estivesse a falar de outra mãe adotiva que teve no passado", explicou, citada pela BBC, preferindo não ser identificada. Na verdade, a menina referia-se mesmo à sua mãe biológica, natural do Congo, de quem fora separada à força e levada por uma rede ilegal de tráfico de menores – que pode ter tido o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, como porta de entrada para a Europa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.