Sábado – Pense por si

Crianças abusadas e malnutridas durante crise na Venezuela

Cátia Andrea Costa 04 de fevereiro de 2019 às 17:59

O caos político tem adensado as crises social e económica, deixando a população em risco. Os menores são um dos grupos em maior risco: passam fome, morrem de doenças curáveis e as instituições sociais dizem que são cada vez mais expostos ao tráfico sexual.

O tempo político de Nicolas Maduro como presidente da Venezuela parece esgotar-se mais rápido do que a normal passagem do relógio. Esta segunda-feira, foram vários os países, incluindo Portugal, que reconheceram Juan Guaidó como chefe de estado interino, apelando à realização de eleições livres tão rápido quanto possível. Nas ruas, a divisão entre chavistas e opositores define-se nas manifestações diárias marcadas por ambos os lados da barricada. O caos deu origem a crises económica e social de alcance ainda não totalmente conhecido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.