Sábado – Pense por si

Covid-19: Zimbabué entra em confinamento durante 30 dias

02 de janeiro de 2021 às 23:05
As mais lidas

Em causa está o aumento de casos de infeção com o novo coronavírus. Quase toda a atividade económica à exceção dos serviços essenciais é encerrada.

O Governo do Zimbabué ordenou hoje um confinamento durante 30 dias devido ao aumento de casos de infeção com o novo coronavírus, encerrando quase toda a atividade económica à exceção dos serviços essenciais.

"A assistência a funerais é limitada a um máximo de 30 pessoas, e as reuniões em casamentos, em igrejas, restaurantes, bares, pavilhões desportivos, são proibidas durante 30 dias", anunciou o vice-presidente, Constantino Chiwenga, que é também o ministro da Saúde, aos meios de comunicação social, de acordo com a AFP.

As medidas são tomadas com efeito imediato, acrescentou o responsável, explicando que "só os serviços essenciais serão autorizados a permanecer abertos, tais como hospitais, farmácias e supermercados, e apenas o pessoal destes serviços essenciais está autorizado a ir trabalhar".

O Zimbabué regista até agora 14.084 infeções com o novo coronavirus, das quais resultaram 369 mortes, mas o número duplicou desde o início de novembro neste país que faz fronteira com a África do Sul, a nação africana mais afetada pela pandemia.

Este será o segundo período de confinamento depois do decretado de março até meio de maio, altura a partir da qual as medidas foram sendo abrandadas.

África ultrapassou as 65 mil mortes associadas à covid-19, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia divulgados hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que contabiliza mais de 2,7 milhões de infeções no continente.

De acordo com o escritório da OMS para África, até 01 de janeiro o continente somava 65.432 mortes e 2.755.50 infeções.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?