Com o microfone alimentado por uma bateria portátil transportada na bicicleta, o pastor, de 41 anos, na rua, pede a atenção de quem está em casa por uns minutos.
Covid-19: Pastor pedala por Londres a levar esperança através da oração e de canções
Um pastor anglicano tem percorrido de bicicleta as ruas de Londres para, através das orações e canções, ajudar os cristãos a ultrapassar o período de isolamento, devido à pandemia provocada pela covid-19.
Londres coronavirusREUTERS/Dylan Martinez
Hoje, domingo de Páscoa, o pastor Patrick Allerton escolheu Portobello, na conhecida zona de Nothing Hill, na capital britânica, para celebrar o serviço religioso.
Com o microfone alimentado por uma bateria portátil transportada na bicicleta, o pastor, de 41 anos, na rua, pede a atenção de quem está em casa por uns minutos, "para lhes trazer um pouco de alegria".
"Se as pessoas não podem vir à Igreja, então a Igreja vai procurá-las", diz Patrick Allerton, ordenado há dez anos e com o colarinho clerical a contrastar com os ténis coloridos.
Desde que as celebrações foram suspensas, devido às medidas para conter o novo coronavírus, a 23 de março, o reverendo passou a escolher diferentes zonas de Londres para continuar a sua missão, através de um serviço religioso breve.
No dispositivo portátil, põe a tocar "Amazing Grace", a popular canção religiosa, e as atenções vão-se virando para Patrick Allerton.
O objetivo do pastor, natural de Hampshire, no sul de Inglaterra, é, em tempos de incerteza e confinamento, ser um veículo "de esperança", "para superar o medo".
"Tocamos o hino, depois começamos um tempo de oração ou reflexão silenciosa para os doentes e os funcionários do NHS (serviço de saúde pública britânico)", disse à AFP o homem que só se tornou cristão aos 18 anos. "Acabamos com um Pai Nosso. É muito mais curto que um serviço normal", acrescenta.
Patrick Allerton acredita ser uma forma de "unir a comunidade" através de "uma atividade comum positiva": cantar. "Porque cantar traz alegria!", acentua.
Nas janelas ou na rua, os residentes saúdam o seu desempenho com aplausos constantes. "Eu preparo-me para a possibilidade de as pessoas me atirarem tomates podres", graceja o pastor, que, no entanto, sente ser recebido de forma "notavelmente calorosa".
"Estou feliz por ter um pequeno papel a desempenhar, para dar esperança às pessoas nestes tempos difíceis", refere o pastor.
Muitos outros membros da Igreja Anglicana Britânica adotaram medidas para não perderem o contato com os fiéis numa altura em que se pede distanciamento social, desde missas transmitidas através do YouTube até às realizadas nos pátios das igrejas.
O arcebispo de Cantuária, Justin Welby, líder espiritual dos anglicanos, também implementou essa abordagem, celebrando hoje a missa de Páscoa com milhares de fiéis, que seguiram a celebração gravada em vídeo, na sua cozinha.
O sermão foi transmitido em 39 estações locais da BBC e publicado na Internet, tornando-o o primeiro serviço virtual em todo o país organizado pela Igreja da Inglaterra.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.