Número de possíveis infetados na cidade de São Paulo é quase dez vezes maior do que o índice oficial.
O número de infetados por covid-19 em São Paulo, a maior e mais populosa cidade do Brasil, poderá ser atualmente 1,16 milhões, quase dez vezes mais do que os números oficiais, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelas autoridades locais.
"Chegámos à conclusão de que existe na cidade de São Paulo já 1,16 milhões de pessoas com o anticorpo do Sars-Cov-2 ", ou seja, 9,5% da população daquela cidade, afirmou hoje Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de São Paulo.
O dado faz parte de uma pesquisa com 5.446 pessoas, que realizaram exame para avaliar a presença de anticorpos específicos (IgM/igG), dentro de um inquérito sorológico, ainda não finalizado, desenvolvido para auxiliar o processo de reabertura económica da cidade.
Este tipo de tipo de exame é usado para monitorizar a percentagem de pessoas que já entraram em contacto com o vírus.
Assim, o levantamento indicou que o número de possíveis infetados na cidade de São Paulo é quase dez vezes maior do que o índice oficial, de 120 mil casos confirmados da doença.
Já o estado de São Paulo que tem o mesmo nome de sua capital, registou até segunda-feira 221.973 casos e 12.634 mortes provocadas pela doença, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro.
Tanto a cidade quanto o estado de São Paulo têm o maior número de mortes e infeções por covid-19 no Brasil.
Na última semana, o estado registou o maior número de mortes causadas pela doença desde o início da pandemia. A aceleração dos casos e das mortes provocadas pela covid-19 aconteceu ao mesmo tempo em abrandaram as medidas de isolamento social em diferentes cidades e estados do país.
O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 1,1 milhões de casos e 51.271 óbitos), depois dos Estados Unidos.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 472 mil mortos e infetou mais de 9,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Covid-19: Maior cidade do Brasil pode ter mais de um milhão de infetados
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.