Sábado – Pense por si

Covid-19. Cuidados intensivos na Alemanha estão no limite

"Estamos a correr de olhos abertos para a desgraça", avisam médicos alemães. Restam apenas 1.644 camas livres nas unidades de cuidados intensivos alemãs.

As unidades de cuidados intensivos na Alemanha estão a chegar ao limite devido à pandemia, alertou hoje o presidente da Associação de Medicina Intensiva e de Urgências alemã (DIVI), pedindo restrições mais severas para reverter a tendência.

Alemanha Covid-19
Alemanha Covid-19 Reuters

"Estamos a correr de olhos abertos para a desgraça", disse o responsável da DIVI, Gernot Marx, que pede um confinamento de duas a três semanas, em declarações à revista alemã Der Spiegel.

O especialista realçou que esse confinamento "salvaria muitas vidas e protegia muita gente da sequelas do coronavirus".

Segundo dados da associação, atualmente há 1.644 camas livres nas unidades de cuidados intensivos alemãs.

Desde março, o número de pacientes em cuidados intensivos aumentou naquele país de 2.727 para 3.448.

A situação é considerada crítica a partir dos 5.000 doentes com covid-19 nas unidades de cuidados intensivos.

A Alemenha registou 17.176 novos casos e 90 mortos nas últimas 24 horas, um aumento de mais de 3.000 casos em relação ao domingo passado.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.