Sábado – Pense por si

Covid-19. Canadá suspende vacina da AstraZeneca para adultos com menos de 55 anos

País ainda não registou qualquer caso de coágulos no sangue após mais de 300 mil doses administradas, mas decidiu interromper vacinação devido à "incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina".

O Canadá decidiu suspender esta segunda-feira a administração de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, após novas análises aos riscos e benefícios com base na idade e género.

AstraZeneca
AstraZeneca Reuters

A decisão surge após a grande maioria dos países europeus ter interrompido a vacinação com doses da farmacêutica anglo-sueca, após vários casos de coagulação do sangue. Portugal foi um deles, tendo levantado a suspensão sobre a vacina na passada semana, após a Agência Europeia do Medicamento ter indicado que a mesma era "segura e eficaz" a 18 de março.

Até ao momento, com mais de 300 mil doses administradas no Canadá, nenhum caso de coágulo no sangue foi registado.

"Por aquilo que é conhecido, há uma incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca a adultos com menos de 55 anos, tendo em conta os riscos potenciais", indicou o Comité Consultivo Nacional de Imunização do país, numa recomendação escrita.

Até ao momento, a maioria dos casos de coágulos sanguíneos após a toma de vacina foram em mulheres com menos de 55 anos, com a taxa de letalidade a poder chegar aos 40%.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.