Sábado – Pense por si

Covid-19. Canadá suspende vacina da AstraZeneca para adultos com menos de 55 anos

Diogo Camilo
Diogo Camilo 30 de março de 2021 às 09:07
As mais lidas

País ainda não registou qualquer caso de coágulos no sangue após mais de 300 mil doses administradas, mas decidiu interromper vacinação devido à "incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina".

O Canadá decidiu suspender esta segunda-feira a administração de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, após novas análises aos riscos e benefícios com base na idade e género.

AstraZeneca
AstraZeneca Reuters

A decisão surge após a grande maioria dos países europeus ter interrompido a vacinação com doses da farmacêutica anglo-sueca, após vários casos de coagulação do sangue. Portugal foi um deles, tendo levantado a suspensão sobre a vacina na passada semana, após a Agência Europeia do Medicamento ter indicado que a mesma era "segura e eficaz" a 18 de março.

Até ao momento, com mais de 300 mil doses administradas no Canadá, nenhum caso de coágulo no sangue foi registado.

"Por aquilo que é conhecido, há uma incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca a adultos com menos de 55 anos, tendo em conta os riscos potenciais", indicou o Comité Consultivo Nacional de Imunização do país, numa recomendação escrita.

Até ao momento, a maioria dos casos de coágulos sanguíneos após a toma de vacina foram em mulheres com menos de 55 anos, com a taxa de letalidade a poder chegar aos 40%.

Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".