Sábado – Pense por si

Como Guterres salvou dois camiões de ajuda portuguesa a refugiados

Leonor Riso
Leonor Riso 07 de outubro de 2016 às 08:11

A história é de Pedro Ribeiro, director da Rádio Comercial. Em Novembro de 2015, Guterres (e Marcelo) foram decisivos para entregar comida, alimentos e brinquedos que estavam bloqueados na fronteira entre a Sérvia e a Macedónia

"Partimos para a Macedónia, com destino ao campo de refugiados de Gevgeljia, em Novembro de 2015. Chegámos em Novembro, não me lembro da data certa. Íamos entregar a ajuda de três associações - It's Our Problem, A Solidariedade não conhece Fronteiras e da Famílias como as Nossas - em dois camiões disponibilizados por duas empresas. Fomos ter à fronteira entre a Sérvia e a Macedónia mas quando lá chegámos, os camiões com comida, roupa e até brinquedos estavam retidos na fronteira há dois ou três dias e não havia maneira de os deixarem passar. E não ajudou estes serem países carregados de burocracia e com uma lentidão de processos muito grande, um contraste muito grande com o padrão que é vigente na União Europeia... Era Portugal há 20 anos!

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.