Sábado – Pense por si

Como Guterres salvou dois camiões de ajuda portuguesa a refugiados

Leonor Riso
Leonor Riso 07 de outubro de 2016 às 08:11

A história é de Pedro Ribeiro, director da Rádio Comercial. Em Novembro de 2015, Guterres (e Marcelo) foram decisivos para entregar comida, alimentos e brinquedos que estavam bloqueados na fronteira entre a Sérvia e a Macedónia

"Partimos para a Macedónia, com destino ao campo de refugiados de Gevgeljia, em Novembro de 2015. Chegámos em Novembro, não me lembro da data certa. Íamos entregar a ajuda de três associações - It's Our Problem, A Solidariedade não conhece Fronteiras e da Famílias como as Nossas - em dois camiões disponibilizados por duas empresas. Fomos ter à fronteira entre a Sérvia e a Macedónia mas quando lá chegámos, os camiões com comida, roupa e até brinquedos estavam retidos na fronteira há dois ou três dias e não havia maneira de os deixarem passar. E não ajudou estes serem países carregados de burocracia e com uma lentidão de processos muito grande, um contraste muito grande com o padrão que é vigente na União Europeia... Era Portugal há 20 anos!

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.