Sábado – Pense por si

Clinton vs. Trump: Como os primeiros minutos influenciam um debate

Gustavo Sampaio 26 de setembro de 2016 às 19:00

É nos minutos iniciais que se verificam os pontos altos de audiência e pressão sobre os candidatos, definindo "o tom e a trajectória" dos debates. Mas uma derrota no primeiro debate não é irrecuperável, como demonstrou Obama

Hillary Clinton e Donald Trump vão debater hoje durante 90 minutos, mas o vencedor será provavelmente determinado logo nos primeiros 30 minutos, antecipa o Politico. Foi nesse período de tempo inicial que "Al Gore suspirou pela primeira vez, que Barack Obama foi surpreendido por Mitt Romney, e que Marco Rubio, já este ano, bloqueou a repetir a mesma linha de argumentação, uma e outra vez. Foi quando Al Gore tentou, sem sucesso, invadir o espaço de George W. Bush, e quando Richard Nixon foi apanhado pela primeira vez a limpar o suor com um lenço (durante as introduções dos moderadores!), e também quando Gerald Ford em 1976 proferiu a declaração imprudente segundo a qual ‘não há dominação soviética da Europa de Leste,’" entre outros exemplos de momentos decisivos em debates ao longo da história recente dos EUA.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.