Sábado – Pense por si

Canal alemão autorizado a não difundir 'spot' da extrema-direita alemã NPD

27 de abril de 2019 às 20:53
As mais lidas

Spot descreve "os estrangeiros que vivem na Alemanha de uma forma totalmente desprezível que atenta contra a sua dignidade humana", indica tribunal.

A segunda cadeia de televisão públicaalemãZDF, apoiada por uma decisão judicial, não irá difundir um 'spot' da campanha do partido de extrema-direita da Alemanha NPD, considerada como desdenhosa para os estrangeiros do país.

A decisão foi tomada pelo tribunal administrativo de Mayence na sexta-feira, depois do NPD, próximo do movimento neonazi, ter tentado forçar a ZDF a transmitir a sua campanha, noticiou hoje o 'site' Tagesschau.de, do primeiro canal público ARD.

O 'spot', que era para ser ser difundido a partir de segunda-feira, descreve "os estrangeiros que vivem na Alemanha de uma forma totalmente desprezível que atenta contra a sua dignidade humana e pode perturbar a ordem pública", de acordo com a decisão do tribunal relatada pelo jornal Rhein-Zeitung.

A decisão judicial não é aplicável diretamente à concorrente ARD, uma vez que os dois canais são independentes um do outro.

No entanto, a cadeia de televisão Berlin-Brandenburg RBB há anunciou que não vai difundir o 'spot'.

No seu 'site', o partido da extrema direita menciona expressões como "a imigração mata" e "homens com facas" que levaram os juízes a impedir a transmissão.

O advogado do NPD, Peter Ritcher, considerou que a decisão do tribunal "incompreensível" e disse que já apelou ao Tribunal Constitucional Federal em Karlsruhe.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.