Sábado – Pense por si

Câmara dos Representantes limita poderes de Trump para atacar o Irão

A Câmara controlada pelos Democratas aprovou a limitação dos poderes presidenciais em relação a declarar a guerra ao Irão e recusou a proposta de orçamento para o Pentágono.

A Câmara dos Representantes dosEstados Unidos, controlada pelos Democratas, aprovou esta sexta-feira a limitação dos poderes presidenciais em relação a declarar a guerra ao Irão e recusou a proposta de orçamento para o Pentágono.

A votação sobre as medidas anuais relativas à Defesa, que obrigaDonald Trumpa requerer a autorização do Congresso para atacar o Irão, traduziu-se em 251 votos contra 170, depois de cerca de duas dúzias de representantes Republicanos terem votado ao lado dos Democratas.

Em junho, Trump esteve a minutos de ordenar um ataque com mísseis aoIrão, como represália por os militares iranianos terem abatido um 'drone' (aparelho aéreo não-tripulado) norte-americano.

A proposta de orçamento para o Pentágono apresentada pela Casa Branca, que ascendia a 750 mil milhões de dólares (666 mil milhões de euros), foi aprovada mas reduzida em 17 mil milhões de dólares.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.