Sábado – Pense por si

Brexit: Juncker só aceita "curta extensão" se parlamento britânico aprovar Acordo até 12 de abril

03 de abril de 2019 às 15:21
As mais lidas

O presidente da Comissão Europeia indicou que, se o acordo sobre o Brexit for aprovado, a UE deverá, nesse caso, "aceitar uma extensão até 22 de maio".

O presidente da Comissão Europeia defendeu esta quarta-feira que nenhuma extensão de curta duração do ‘Brexit’ será possível se a Câmara dos Comuns não ratificar o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE) até 12 de abril.

"Se o Reino Unido estiver em condições de aprovar o Acordo de Saída, com uma maioria viável, até 12 de abril, a UE deverá, nesse caso, aceitar uma extensão até 22 de maio. Se a Câmara dos Comuns não se pronunciar antes desta data, nenhuma extensão suplementar de curta duração será possível", declarou Jean-Claude Juncker.

Numa intervenção no Parlamento Europeu, na mini-sessão plenária a decorrer em Bruxelas, o presidente do executivo comunitário argumentou que conceder uma nova extensão curta do Artigo 50.º ao Reino Unido poria em causa o normal decurso das eleições europeias, assim como o bom funcionamento da UE.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.