"Eu sei que algumas pessoas estão optimistas sobre um acordo sobre a saída esta semana. Eu tenho que dizer que eu sempre pensei que era improvável", disse o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.
Um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia poderá só ser alcançado num conselho europeu em Novembro ou em Dezembro, afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.
"Estamos num momento delicado. Eu sei que algumas pessoas estão optimistas sobre um acordo sobre a saída esta semana. Eu tenho que dizer que eu sempre pensei que era improvável e Novembro ou Dezembro eram as melhores oportunidades para um acordo", afirmou aos jornalistas em Dublin.
Varadkar comentava o facto de as negociações entre o Reino Unido e da UE terem chegado a um novo impasse neste fim de semana, dois dias antes do início, na quarta-feira, de um Conselho Europeu em Bruxelas, devido à questão da fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.
"Estamos sempre abertos a um compromisso, enquanto União Europeia é claro que estamos, mas existem princípios em que um compromisso não é possível", alegou, aludindo à necessidade de uma garantia que "nenhuma fronteira física seja criada na ilha da Irlanda", qualquer que seja o cenário do Brexit.
Varadkar tem um encontro agendado hoje com a líder do Partido Democrático Unionista (DUP), Arlene Foster, que nos últimos dias se opôs à proposta da UE de manter a Irlanda do Norte no mercado único europeu até ser negociado um acordo comercial entre o Reino Unido e Bruxelas.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai hoje informar os deputados britânicos na Câmara dos Comuns sobre o andamento das negociações.
"A primeira-ministra informará a Câmara (do Comuns) no final do dia", disse o porta-voz em uma conferência de imprensa, acrescentando que o Governo britânico quer e confia "na possibilidade de chegar a um acordo este outono".
Brexit: Acordo mais provável em Novembro ou Dezembro
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.