NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O Boeing 737 Max 8, que este domingo caiu na Etiópia, causando 157 mortos, é a última versão da gama 737 da fabricante americana, o avião de passageiros mais vendido do mundo.
O Boeing 737 Max 8, que este domingo caiu na Etiópia, causando 157 mortos, é a última versão da gama 737 da fabricante americana, o avião de passageiros mais vendido do mundo.
O 737 Max 8 garante uma redução no combustível e nas emissões de CO2 face a versões anteriores, tendo entrado ao serviço pela primeira vez em maio de 2017, num voo entre Kuala Lumpur e Singapura, de acordo com a agência Efe.
O preço destas aeronaves ronda os 110 milhões de dólares (97,8 milhões de euros à cotação atual).
O avião tem uma capacidade máxima para 210 passageiros e um alcance de voo de 6.570 quilómetros e foi lançado para concorrer com o A320 da Airbus.
Este modelo substituiu o 737-800 com motores maiores, mais silenciosos e tecnologicamente mais avançados, sendo que a Boeing salienta que os seus custos de operação são os mais reduzidos para aquele tipo de aeronave, com uma diminuição de 8% dos custos por assento face aos concorrentes, devido à diminuição das necessidades de manutenção.
A carteira de encomendas do Max 8 ultrapassa as 5.100 unidades, sobretudo por parte das companhias aéreas 'low cost'.
Este é o segundo acidente com um destes aviões em seis meses, depois de em 29 de outubro a companhia Lion Air ter perdido uma aeronave no mar de Java, na Indonésia, 13 minutos depois da descolagem e causando a morte a 189 passageiros e tripulação.
A aeronave deverá agora ser alvo de uma inspeção aprofundada para detetar eventuais problemas.
Entretanto, a Ethiopian Airlines, companhia que operava o voo que caiu este domingo resolveu "imobilizar toda a sua frota de Boeing 737 MAX a partir de 10 de março, até novo aviso", informou a companhia aérea, num comunicado publicado na rede social Twitter.
As autoridades chinesas ordenaram também a todas as companhias aéreas do país para que deixem de usar temporariamente aviões Boeing 737 Max 8.
A Administração da Aviação Civil da China esclareceu que a ordem se deve a preocupações com a segurança, já que se trata do segundo acidente com aquele modelo no espaço de cerca de dois meses.
AS ações da Boeing seguiam a descer mais de 12% na abertura da bolsa em Wall Street.
Boeing 737 Max 8 é última versão do avião mais vendido do mundo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.