Sábado – Pense por si

Biden acelera vacinação nos EUA e espera regresso à normalidade até julho

Presidente dos Estados Unidos diz que o país está numa trajetória que permite ter "uma boa hipótese" de um 4 de julho festivo em que os norte-americanos possam reunir-se em pequenos grupos em torno do tradicional churrasco.

O Presidente dos Estados Unidos destacou hoje os progressos na vacinação contra a covid-19, capazes de permitirem a esperança de um regresso à normalidade no país até à festa nacional de 04 de julho.

Joe Biden
Joe Biden EPA

Num discurso à vez grave e otimista, Joe Biden ordenou a todos os estados o levantamento progressivo das restrições de idade, para que todos os norte-americanos adultos possam ser vacinados até 01 de maio.

"É mais cedo do que o previsto", disse.

Biden referiu-se a uma trajetória que permite ter "uma boa hipótese" de um 04 de julho festivo em que os norte-americanos possam reunir-se em pequenos grupos em torno do tradicional churrasco.

Mas deixou uma advertência: "este combate está longe de ter terminado", para logo de seguida manifestar a convicção de que "melhores dias" virão.

Os Estados Unidos demonstraram bem cedo terem "vencido um dos períodos mais sombrios e mais duros" da sua história, acrescentou.

"Todos perdemos algo", sublinhou o Presidente norte-americano, ao lembrar o ano passado. "As pequenas coisas da vida são as mais importantes e são essas que nos faltam", acrescentou.

Joe Biden denunciou ainda os "ataques inaceitáveis" contra os norte-americanos de origem asiática e anunciou o destacamento de mais quatro mil soldados na campanha de vacinação, o que eleva o número total para seis mil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.