Sábado – Pense por si

Bélgica vai bombardear Estado Islâmico na Síria

13 de maio de 2016 às 10:52
As mais lidas

Decisão do Governo terá de ser aprovada pelo Parlamento. Bruxelas pretende enviar seis aviões de combate F16, devendo as operações ter início em Julho

O Governo belga decidiu participar em ataques aéreos contra posições do autoproclamado Estado Islâmico na Síria com seis aviões de combate F16, devendo as operações ter início em Julho, confirmou o ministro da Defesa, Steven Vandeput. 

 

A decisão, tomada por uma comissão ministerial, e que terá ainda de ser confirmada pelo parlamento federal belga, vai ao encontro do pedido dos Estados Unidos, que solicitara formalmente à Bélgica o envio de aviões de combate para a Síria.

 

Até agora, a Bélgica bombardeara posições do grupo extremista islâmico apenas em território iraquiano, e a decisão de intervir igualmente na Síria, tal como pedira expressamente Washington, ocorre menos de dois meses depois dos atentados terroristas em Bruxelas de 22 de Março, reivindicados pelo auto-proclamado Estado Islâmico, que causaram 32 mortos e dezenas de feridos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.