Sábado – Pense por si

Balanço de mortos no sismo no Irão sobe para 530

O forte sismo que no domingo se registou no Irão, junto à fronteira com o Iraque, fez pelo menos 530 mortos e 7.460 feridos

O forte sismo que no domingo se registou no Irão, junto à fronteira com o Iraque, fez pelo menos 530 mortos e 7.460 feridos, segundo um novo balanço divulgado pela agência noticiosa estatal iraniana IRNA.

O balanço anterior era de 445 mortos e 7.370 feridos.

O terramoto, de magnitude 7,3, foi sentido em 14 das 31 províncias do Irão, mas o maior número de vítimas registou-se na província ocidental de Kermanshah, em especial na localidade curda de Sarpol-e-Zahab, a cerca de 50 quilómetros do epicentro.

No Iraque, o terremoto foi sentido em Bagdad e em várias províncias, tendo feito, segundo o balanço oficial, oito mortos e mais de 336 feridos.

Segundo as autoridades, o sismo destruiu mais de 12.000 casas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.