Sábado – Pense por si

Avião que caiu no Afeganistão será das forças armadas norte-americanas

27 de janeiro de 2020 às 15:39
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A primeira hipótese apontada era que este avião era comercial e pertencia à Ariana Airlines, a companhia aérea estatal afegã.

O avião de passageiros que caiu esta manhã numa região montanhosa controlada pelos talibãs pertencia às forças armadas dos Estados Unidos. A garantia foi dada pelo próprio grupo, de acordo com aAFP

A primeira hipótese apontada era que este avião era comercial e pertencia à Ariana Airlines, a companhia aérea estatal afegã, no entanto a empresa garantiu à agência norte-americanaAssociated Pressque nenhum dos seus aviões tinha caído.

Aref Noori, porta-voz do governador provincial, disse que o avião caiu cerca das 13h00 locais (08h30 em Lisboa) na zona de Deh Yak, localizada a leste da cidade de Ghazni e fora das cidades a região é controlada sobretudo pelos talibãs.

O último acidente de um avião civil no Afeganistão ocorreu em maio de 2010 com um voo da Pamir Airways, que caiu causando 43 mortos. Em fevereiro de 2005, um Boeing 737 da Kam Air, outra companhia aérea privada afegã, caiu não muito longe da capital, Cabul, matando as 104 pessoas a bordo.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?