Documento anual afirma que, durante 2019, a AIF recebeu um relatório potencialmente relacionado, direta ou indiretamente, com o financiamento do terrorismo.
A Autoridade de Informação Financeira do Vaticano (AIF) fez 64 denúncias de atividades suspeitas, em 2019, e aplicou quatro medidas preventivas, de acordo com o relatório anual hoje apresentado.
Na apresentação do relatório, o presidente da AIF, Carmelo Barbagallo, destacou que a agência se tornou um elemento "autorizado na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo".
O relatório indica que, no ano passado, "foram trocadas informações com autoridades de supervisão estrangeiras, em vários casos" e que foram aplicadas medidas preventivas que incluem o bloqueio de duas contas correntes.
No que diz respeito a possíveis crimes financeiros, o documento aponta que a maioria destes "envolve entidades estrangeiras ou a conduta realizada em ou em relação a jurisdições estrangeiras", envolvendo potenciais crimes como "fraude fiscal e peculato".
No âmbito do trabalho da AIF, foram realizadas duas inspeções no Instituto de Obras Religiosas, a segunda das quais, em agosto de 2019, "com o objetivo de verificar o cumprimento da prevenção e do combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, bem como o funcionamento eficaz das medidas e controlos adotados".
O relatório salienta ainda que a luta contra o financiamento do terrorismo "continua a ser uma prioridade".
O documento anual afirma que, durante 2019, a AIF recebeu apenas um relatório potencialmente relacionado, direta ou indiretamente, com o financiamento do terrorismo, qual foi descartado após a investigação.
Destaca-se no relatório que o Comité de Segurança Financeira (Cosifi) confirmou "um nível de risco médio-baixo na área de combate à lavagem de dinheiro e um baixo nível de risco na área de financiamento de terrorismo".
Autoridade Financeira do Vaticano denunciou 64 atividades suspeitas em 2019
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."