Sábado – Pense por si

Ataque informático "apaga" sites do Governo, polícia e bombeiros na Grécia

24 de janeiro de 2020 às 14:21
As mais lidas

Ataque de negação de serviço "levou ao mau funcionamento" dos sites oficiais do primeiro-ministro, da polícia nacional, dos bombeiros e de vários ministérios.

O Governo grego disse hoje que os sites oficiais do primeiro-ministro, da polícia nacional, dos bombeiros e de vários ministérios estiveram brevemente desativados por um ataque cibernético, mas já foram restaurados.

O porta-voz do Governo, Stelios Petsas, explicou que o ataque DDoS (um ataque de negação de serviço, ou seja, que torna um servidor ou uma infraestrutura indisponível) "levou ao mau funcionamento de certos sites".

O responsável adiantou apenas que foram ativadas "contramedidas" com sucesso, mas não adiantou mais pormenores.

Além do site do primeiro-ministro, os alvos do ataque realizado na quinta-feira à noite incluíram os sites dos ministérios da Administração Interna e da Segurança, dos Negócios Estrangeiros e da Marinha, mas também os da polícia e do corpo de bombeiros da Grécia.

Este foi o segundo ataque cibernético contra sites do Governo grego em menos de uma semana.

A responsabilidade pelo primeiro ataque foi reivindicada numa mensagem publicada online por um grupo de ‘hackers’ que dizia ser da Turquia.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.