Sábado – Pense por si

Arthur Hayes, o Zuckerberg das criptomoedas que pode ir parar à prisão

Cátia Bruno 07 de março de 2021 às 10:00

Há um ano era visto como um génio, que tinha revolucionado o mercado das criptomoedas. Agora, o jovem carismático (que está em parte incerta na Ásia) pode enfrentar 10 anos de prisão.

Taiwan, 2019. A Cimeira de Blockchain da Ásia tinha tudo para ser mais um evento banal dentro do género. Mas eis que uma acesa discussão começa num dos painéis. De um dos lados está Nouriel Roubini, professor de Economia da Universidade de Nova Iorque apelidado de Dr. Doom pela sua visão extremamente crítica das criptomoedas; no outro, está Arthur Hayes, fundador da BitMEX e um dos empresários de criptomoedas mais badalados do momento, que se destaca pelo estilo jovem e descontraído e linguagem sem filtros. Hayes provoca ao dizer que a sua empresa mudou de sede para as Seychelles, porque as autoridades ali são mais fáceis de subornar — "basta um coco", afirma. Roubini, enojado, acusa a BitMEX de ser um exemplo "de tudo o que está doente e podre nesta indústria". O debate ganha proporções míticas dentro do meio, passando a ser apelidado deTangle in Taipei, como se ali tivessem estado Foreman e Ali, como no combateThe Rumble in the Jungle.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.