Sábado – Pense por si

Arrimadas, o fenómeno andaluz à conquista da Catalunha

Octávio Lousada Oliveira
Octávio Lousada Oliveira 21 de dezembro de 2017 às 18:12

Graças à ajuda de uma amiga de colégio, aos 12 anos já falava catalão. É a maior ameaça para os separatistas e até convenceu o marido de que Espanha é una.

Nos bastidores do partido Ciudadanos, de centro-direita, as sondagens mais recentes provocaram momentos de inesperada euforia. O conjunto das forças constitucionalistas (o Partido Socialista Espanhol, o Partido Popular e o Ciudadanos) apareciam cada vez mais próximos do bloco separatista na disputa pelos 135 lugares do Parlamento da Catalunha. Se este cenário se confirmar esta quinta-feira, nas eleições regionais, a nova presidente da Generalitat, o governo autonómico, por acordo dos restantes partidos, deverá ser Inés Arrimadas. Com 36 anos, tornou-se um fenómeno de popularidade e o Ciudadanos surge cada vez mais como a força mais votada entre as defensoras de que Espanha é una. Cumpre-se o aviso deixado em 2015 pela sua mãe: "Esta miúda é imparável."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.