
Morte do irmão de candidata ensombra as Europeias em Espanha
Borja Villacís, irmão de Begoña Villacís, candidata ao Parlamento Europeu, era arguido num processo de tráfico de droga. Autoridades espanholas suspeitam tratar-se de um ajuste de contas.
Borja Villacís, irmão de Begoña Villacís, candidata ao Parlamento Europeu, era arguido num processo de tráfico de droga. Autoridades espanholas suspeitam tratar-se de um ajuste de contas.
As eleições para o Parlamento Europeu decorrem entre 06 e 09 de junho, estando marcadas em Portugal para o dia 09.
É no caminho que leva o sistema partidário espanhol que alguns políticos portugueses devem pôr os olhos. Para evitar os mesmos erros. Governar a qualquer preço, por exemplo, de joelhos perante a chantagem de Puigdemont, como faz Sánchez, pode ter um resultado final dramático.
Espanha saiu do impasse e tem finalmente um novo (velho) líder do governo. Mas esta vitória suada de Sánchez pode sair-lhe cara como escreve João Carlos Barradas neste texto de análise à investidura.
Líder do PP não parece ter ainda os deputados suficientes para garantir aprovação do governo no parlamento.
Feijóo não conseguiu dissipar a nível nacional o espectro de um governo conservador com a extrema-direita poder vir a enveredar por políticas centralistas e retrógradas em matéria de direitos sociais. A análise de João Carlos Barradas.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou esta segunda-feira a convocação de eleições legislativas antecipadas. Espanha vai a votos para escolher o proximo governo a 23 de julho e não em dezembro quando estaria prevista a eleição. Qual o impacto da votação antecipada a presidência espanhola da União Europeia que arranca a 1 de julho?
Vereadora do partido Ciudadanos afirmou que a Irene Montero só "tinha chegado onde chegou por ter engravidado um macho alfa".
Pedro Sánchez anunciou este sábado que, depois de discutir o assunto com Joe Biden, Espanha vai receber cidadãos afegãos nas suas bases militares de Cádis e Sevilha, além da já utilizada de Madrid. De Espanha, os cidadãos serão encaminhados para outros países europeus.
Uma perseguição iniciada no mar pela Guardia Civil acabou na praia com a detenção de dois narcotraficantes. Os banhistas retiveram um dos homens até à chegada das autoridades.
Ayuso é a cara de uma nova direita moderada em Espanha. E afirma ter derrotado tanto Sanchéz como o comunismo. Quem é a grande vencedora das eleições de Madrid?
Pablo Iglésias já reconheceu que o Podemos "sofreu uma derrota sem paliativos" e prometeu fazer "uma profunda autocrítica e aprender com os erros".
"Todos temos de estar do mesmo lado", enfatizou o chefe do governo espanhol quando questionado sobre se as propostas do Unidos Podemos (extrema-esquerda) e Ciudadanos (centro-direita) são compatíveis.
A Junta Eleitoral decidiu esta sexta-feira destituir o presidente da Generalitat do cargo de deputado autónomo e retirar a imunidade de Junqueras.
Crise económica, corrupção, descrédito dos políticos, uma classe média emergente sem expectativas. Nuno Rogeiro e Filipe Pathé Duarte explicam à SÁBADO o que une os protestos que estão a abalar a América Latina, mas não só.
A abstenção estrutural faz com que Portugal esteja atrás da média europeia quando se contam os números da ida às urnas. Mas a verdade é que Espanha, explica o politólogo António Costa Pinto, "está mais próximo da dinâmica europeia de revoltas eleitorais".