Sábado – Pense por si

Caderno de Significados

Ponham os olhos em Espanha

É no caminho que leva o sistema partidário espanhol que alguns políticos portugueses devem pôr os olhos. Para evitar os mesmos erros. Governar a qualquer preço, por exemplo, de joelhos perante a chantagem de Puigdemont, como faz Sánchez, pode ter um resultado final dramático.

João Carlos Barradas

Pedro Sánchez: o oportunista perfeito

Espanha saiu do impasse e tem finalmente um novo (velho) líder do governo. Mas esta vitória suada de Sánchez pode sair-lhe cara como escreve João Carlos Barradas neste texto de análise à investidura.

5
João Carlos Barradas

Espanha com novas eleições à vista

Feijóo não conseguiu dissipar a nível nacional o espectro de um governo conservador com a extrema-direita poder vir a enveredar por políticas centralistas e retrógradas em matéria de direitos sociais. A análise de João Carlos Barradas.

João Carlos Barradas

Espanha: uma eleição inconveniente

O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou esta segunda-feira a convocação de eleições legislativas antecipadas. Espanha vai a votos para escolher o proximo governo a 23 de julho e não em dezembro quando estaria prevista a eleição. Qual o impacto da votação antecipada a presidência espanhola da União Europeia que arranca a 1 de julho?

Rita Pereira Carvalho

Afeganistão. Espanha assume-se como porta de entrada na Europa

Pedro Sánchez anunciou este sábado que, depois de discutir o assunto com Joe Biden, Espanha vai receber cidadãos afegãos nas suas bases militares de Cádis e Sevilha, além da já utilizada de Madrid. De Espanha, os cidadãos serão encaminhados para outros países europeus.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana