Sábado – Pense por si

Arquitecto indiano Balkrishna Doshi vence prémio Pritzker 2018

07 de março de 2018 às 15:52
As mais lidas

O primeiro indiano a ser distinguido foi escolhido por ter sabido "interpretar a arquitectura, e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental.

O arquitecto indiano Balkrishna Doshi, autor de mais de uma centena de projectos em 70 anos de carreira, foi hoje distinguido com o Premio Pritzker 2018, anunciou o júri do galardão mais importante para a arquitectura.

De acordo com o júri, Doshi, primeiro indiano a ser distinguido com o Pritzker, foi escolhido por ter sabido "interpretar a arquitectura, e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental, melhorando a qualidade de vida na Índia".

Arquitecto, urbanista e professor, nascido em Pune, na Índia, em 1927, foi distinguido igualmente pela sua "excepcional arquitectura", o "compromisso e dedicação ao país de origem e comunidades", pela "influência como professor" e "excelente exemplo para profissionais e estudantes de todo o mundo".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.