Sábado – Pense por si

Arquitecto indiano Balkrishna Doshi vence prémio Pritzker 2018

O primeiro indiano a ser distinguido foi escolhido por ter sabido "interpretar a arquitectura, e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental.

O arquitecto indiano Balkrishna Doshi, autor de mais de uma centena de projectos em 70 anos de carreira, foi hoje distinguido com o Premio Pritzker 2018, anunciou o júri do galardão mais importante para a arquitectura.

De acordo com o júri, Doshi, primeiro indiano a ser distinguido com o Pritzker, foi escolhido por ter sabido "interpretar a arquitectura, e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental, melhorando a qualidade de vida na Índia".

Arquitecto, urbanista e professor, nascido em Pune, na Índia, em 1927, foi distinguido igualmente pela sua "excepcional arquitectura", o "compromisso e dedicação ao país de origem e comunidades", pela "influência como professor" e "excelente exemplo para profissionais e estudantes de todo o mundo".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.