Sábado – Pense por si

Arménia vai assinar acordo de paz com o Azerbaijão

Lusa 26 de outubro de 2023 às 10:35
As mais lidas

O Azerbaijão recuperou o controlo de Nagorno-Karabakh em setembro, após uma ofensiva militar que levou à capitulação das forças separatistas em 24 horas.

O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pachinian, afirmou hoje que espera assinar um acordo de paz com o Azerbaijão "nos próximos meses", após a vitória de Baku sobre os separatistas arménios em Nagorno-Karabakh.

REUTERS/Irakli Gedenidze

Os dois países "devem assinar um acordo de paz e um acordo sobre o estabelecimento de relações nos próximos meses", disse Pachinian num fórum internacional em Tbilissi, na Geórgia, citado pela agência francesa AFP.

O Azerbaijão recuperou o controlo de Nagorno-Karabakh em setembro, após uma ofensiva militar que levou à capitulação das forças separatistas em 24 horas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.