Sábado – Pense por si

"Apagão" registado em grandes áreas no Reino Unido

Uma falha de energia está a afetar grandes áreas em Inglaterra e no País de Gales e a provocar condicionamentos nas ligações ferroviárias e na circulação rodoviária.

Uma falha de energia está esta sexta-feira a afetar grandes áreas em Inglaterra e no País de Gales, Reino Unido, e a provocar condicionamentos nas ligações ferroviárias e na circulação rodoviária, segundo os 'media' britânicos e internacionais.

Segundo a UK Power Networks, entidade responsável pela rede de cabos de eletricidade em Londres e na região sul de Inglaterra, o apagão registado hoje à tarde "deve-se a uma falha na rede da National Grid [multinacional britânica de serviços públicos de eletricidade e gás], que está a afetar os clientes".

O operador Transport for London está a indicar que alguns semáforos na capital britânica foram afetados pela falha de energia e está a aconselhar os automobilistas para serem mais cautelosos.

A empresa ferroviária Thameslink informou, por sua vez, que os seus serviços na região sudeste de Inglaterra estão a ser cancelados ou a sofrer atrasos.

Os 'media' britânicos não avançaram, até ao momento, quantas casas possam estar a ser afetadas pelo apagão.

No aeroporto de Newcastle, passageiros relataram que a falha de energia durou cerca de 15 minutos, segundo a estação pública BBC.

A BBC indicou também que os aeroportos de Heathrow, Gatwick e Luton informaram que não foram afetados pela falha de energia.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.