O secretário-geral fez o seu primeiro discurso perante o Conselho de Segurança da ONU
António Guterres defendeu esta terça-feira, 10, que se deve ter "uma nova abordagem" para prevenir as guerras, naquela que foi a sua primeira intervenção perante o Conselho de Segurança da ONU. O secretário-geral das Nações Unidas adiantou ainda que já começou a estimular reformas para prevenir conflitos.
A promessa de Guterres passa por evoluir a organização internacional e fazer mais esforços para combater os conflitos a nível mundial. "Devemos reequilibrar o nosso foco sobre a paz e segurança. Durante décadas esteve dominado pela resposta ao conflito. Para o futuro, devemos fazer muito mais para prevenir a guerra e manter a paz", afirmou.
António Guterres: "Devemos fazer muito mais para prevenir a guerra"
O sucessor de Ban Ki Moon pretende resolver e conflitos mundiais e espera que 2017 seja um "ano de paz". "Perderam-se demasiadas oportunidades de prevenção porque os Estados-membros desconfiam dos motivos dos outros e por preocupações relacionadas com a soberania nacional", garantiu Guterres.
"Mas isso não significa que não existam regras. A acção preventiva é essencial para evitar atrocidades em massa ou violações graves dos direitos humanos", sublinhou, apelando ao Conselho de Segurança para actuar aos primeiros sinais de alarme.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.