António Guterres: "Devemos fazer muito mais para prevenir a guerra"

Alexandra Pedro , Lusa 10 de janeiro de 2017
As mais lidas

O secretário-geral fez o seu primeiro discurso perante o Conselho de Segurança da ONU

António Guterres defendeu esta terça-feira, 10, que se deve ter "uma nova abordagem" para prevenir as guerras, naquela que foi a sua primeira intervenção perante o Conselho de Segurança da ONU. O secretário-geral das Nações Unidas adiantou ainda que já começou a estimular reformas para prevenir conflitos. 

A promessa de Guterres passa por evoluir a organização internacional e fazer mais esforços para combater os conflitos a nível mundial. "Devemos reequilibrar o nosso foco sobre a paz e segurança. Durante décadas esteve dominado pela resposta ao conflito. Para o futuro, devemos fazer muito mais para prevenir a guerra e manter a paz", afirmou.



O sucessor de Ban Ki Moon pretende resolver e conflitos mundiais e espera que 2017 seja um "ano de paz". "Perderam-se demasiadas oportunidades de prevenção porque os Estados-membros desconfiam dos motivos dos outros e por preocupações relacionadas com a soberania nacional", garantiu Guterres.

"Mas isso não significa que não existam regras. A acção preventiva é essencial para evitar atrocidades em massa ou violações graves dos direitos humanos", sublinhou, apelando ao Conselho de Segurança para actuar aos primeiros sinais de alarme. 

<blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt"><p lang="en" dir="ltr">Looking for updates on our new Secretary-General? Follow <a href="https://twitter.com/antonioguterres">@AntonioGuterres</a> on Twitter &amp; see his new web site: <a href="https://t.co/RZlepNshLU">https://t.co/RZlepNshLU</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/FF?src=hash">#FF</a> <a href="https://t.co/BZUSyiDafp">pic.twitter.com/BZUSyiDafp</a></p>&mdash; United Nations (@UN) <a href="https://twitter.com/UN/status/817235497986785280">6 de janeiro de 2017</a></blockquote>
<script async src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Após o discurso do secretário-geral da ONU estão previstas mais de 90 intervenções sobre o tema.

Note que António Guterres discursou perante o Conselho de Segurança de gravata preta, em símbolo de luto pela morte de Mário Soares.  
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais