Abuso de menores é como sacrifícios dos ritos pagãos, diz Papa

Alexandre R. Malhado , Lusa 24 de fevereiro de 2019
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

O último dia da cimeira dedicada ao assunto que decorreu no Vaticano terminou com declarações agressivas do Papa Francisco, que apresentou oito passos para a luta contra os abusos a menores na Igreja Católica.

O último dia da cimeira dedicada ao assunto que decorreu no Vaticano terminou com declarações agressivas do Papa Francisco. O Santo Padre comparou este domingo os abusos sexuais perpetrados sobre os menores ao "sacrifício" de crianças dos "ritos pagãos".

Papa Francisco
Papa Francisco
Papa
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa
"Isso lembra-me a prática religiosa cruel, que prevalecia no passado em algumas culturas, de oferecer seres humanos -- especialmente crianças -- como sacrifícios em ritos pagãos", disse o papa, considerando que o clero ao ser culpado de tais atos se tornou "um instrumento de satanás".

Além disso, o líder religioso apresentou oito passos para a luta contra os abusos a menores na Igreja católica no final da cimeira com responsáveis de episcopados e institutos religiosos que debateram o tema. Francisco, que falava no discurso final do evento, após a missa celebrada na sala régia do palácio apostólico, disse ter chegado a hora de "dar diretrizes uniformes para a igreja", embora não tenha citado medidas concretas ou mudanças na legislação do Vaticano, enumerando apenas vários pontos para a luta contra os abusos a menores.

"Nenhum abuso deve jamais ser encoberto [como era habitual no passado] e subestimado, pois a cobertura dos abusos favorece a propagação do mal e eleva o nível do escândalo", começou por referir perante os 190 representantes da hierarquia religiosa e 114 presidentes ou vice-presidentes de conferências episcopais de todo o mundo que estiveram reunidos desde quinta-feira no Vaticano.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais