A Coreia do Norte faz anos e diz ser uma “nação nuclear invencível”

Alexandre R. Malhado , Lusa 09 de setembro de 2017
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 22 a 28 de julho
As mais lidas

No dia em que assinala o 69.º aniversário da sua fundação, a Coreia do Norte defendeu o desenvolvimento do arsenal nuclear e descreveu-se como uma nação "invencível"

Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte
Coreia do norte

A Coreia do Norte, que assinala este sábado o 69.º aniversário da sua fundação, reivindicou o estatuto de "nação nuclear invencível", uma semana depois do lançamento de mais um míssil balístico.

Num artigo publicado no jornal estatal Rodong Sinmun, o regime liderado por Kim-Jong-un defendeu que as armas nucleares tornam o país "mais seguro", razão pela qual a Coreia de Norte deve apostar em desenvolver o seu arsenal. "O departamento da Defesa, segundo a política byeongjin do partido [que consiste em promover o progresso económico e o desenvolvimento nuclear], deve criar as suas próprias armas de vanguarda em maior número", refere a primeira página do diário.

A Coreia do Norte assinala o seu aniversário uma semana depois de realizar o seu sexto e mais poderoso teste nuclear até à data — a detonação de uma arma termonuclear para ser colocada num míssil intercontinental. Em Julho, o país testou duas vezes o modelo de mísseis Hwasong-14, que os analistas consideram ser capaz de atingir os Estados Unidos da América, incluindo cidades importantes como Chicago ou Los Angeles.

Esta sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram a sua intenção de pedir uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU, na segunda-feira, com o objectivo de submeter a votação uma resolução para "sanções adicionais" contra a Coreia do Norte. Donald Trump já disse que uma acção militar é "certamente" uma opção contra a Coreia do Norte. "Eu preferia não adoptar a via militar, mas é algo que certamente pode acontecer", afirmou na quinta-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais