Sábado – Pense por si

Vice-presidente dos EUA aconselha Trump a "ser adulto"

06 de janeiro de 2017 às 07:54
As mais lidas

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aconselhou o Presidente eleito, Donald Trump, a "crescer" e a comportar-se como "um adulto"

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aconselhou o Presidente eleito, Donald Trump, a "crescer" e a comportar-se como "um adulto".

"Cresce, Donald. Cresce. Chegou a altura de seres adulto. És o presidente. Tens que fazer alguma coisa. Mostra-nos o que és capaz", disse Biden numa entrevista à estação de televisão pública norte-americana PBS, quando questionado pelos comentários de Trump na rede social Twitter.

Na quinta-feira, Donald Trump chamou "palhaço chefe" ao líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, num comentário no Twitter.

Durante a campanha e depois de ter sido eleito Presidente, Trump utilizou o Twitter compulsivamente para todo o tipo de propósitos, como insultar adversários, ameaçar empresas ou criticar os serviços secretos.

Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.