Sábado – Pense por si

Trump diz que quem apoia o terrorismo arrisca-se a ser vítima

07 de junho de 2017 às 22:45
As mais lidas

Pelo menos 12 pessoas morreram e 42 ficaram feridas esta quarta-feira nos ataques ao parlamento do Irão e ao mausoléu do imã Khomeini na capital

O presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu que os países que apoiam o terrorismo, como o Irão, arriscam-se a ser vítimas dele.

"Os Estados que patrocinam o terrorismo tendem a ser vítimas do mal que apoiam", afirmou Trump, numa breve declaração, na qual também disse rezar pelas vítimas inocentes do ataque de Teerão, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 42 ficaram feridas esta quarta-feira nos ataques ao parlamento do Irão e ao mausoléu do imã Khomeini na capital, segundo um novo balanço divulgado por um site noticioso estatal iraniano.

Vários homens armados e bombistas suicidas atacaram o mausoléu do ayatollah Khomeini, fundador da República Islâmica, e o parlamento, onde terão feito reféns, e desencadearam um cerco à assembleia, cujo controlo foi depois retomado.

Os media locais indicaram que os sete ou oito atacantes se fizeram explodir ou foram abatidos pelas forças de segurança.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.