Secções
Entrar

Zelensky em Londres: "A nossa vitória vai mudar o mundo"

Ana Bela Ferreira 08 de fevereiro de 2023 às 13:01

Presidente ucraniano discursa no parlamento e reúne-se depois com o rei Carlos. Esta é a segunda saída da Ucrânia desde a invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já chegou a Londres. No encontro, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou o envio imediato de armas para ajudar a resposta no terreno ao intesificar da ofensiva russa e prometeu treino de pilotos ucranianos. No parlamento sublinhou: "A Rússia vai perder e a nossa vitória vai mudar o mundo".

REUTERS/Henry Nicholls

Esta é a segunda vez que Zelensky deixa a Ucrânia desde que invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022. A primeira foi numa visita aos EUA, em dezembro do ano passado. Amanhã deve fazer uma paragem em Bruxelas, para a cimeira com a União Europeia.

Aplaudido à porta da residência oficial do primeiro-ministro, o nº 10 de Downing Street, Zelensky agradeceu o apoio britânico, desde "os primeiros dias da invasão". "Muito obrigado, estamos orgulhosos, verdadeiramente, e temos muito boas relações com Rishi", afirmou.

"A visita ao Reino Unido do presidente Zelensky é um testemunho da coragem do seu país, determinação e luta, e um testemunho de uma amizade inquebrável entre os nossos países", sublinhou Sunak em comunicado, divulgado antes da chegada do ucraniano. Acrescentando: "Estou orgulhoso que hoje estendamos o nosso treino aos fuzileiros e pilotos, garantindo que a Ucrânia tem forças armadas capaz de defender os seus interesses no futuro".

O encontro entre os dois líderes foi curto, com Sunak a dirigir-se em seguida para o parlamento onde decorre a sessão semanal de debate com o primeiro-ministro. Segundo o governante o treino britânico vai permitir que os pilotos possam "usar os sofisticados caças de guerra da NATO". Zelensky falou também ao parlamento britânico.

Aos deputados, Zelensky deixou a garantia: "A Rússia vai perder" e sublinhou a ajuda do Reino Unido nessa vitória. "Estão a marchar connosco na vitória mais importante das nossas vidas", acrescentanto que "a nossa vitória vai mundar o mundo e esta é uma mudança que o mundo precisava há muito".

Zelensky vai ainda encontrar-se com o rei Carlos. O governante já se referiu à invasão russa como "uma brutal agressão" e tem visitado várias organizações que apoiam o povo ucraniano.

Notícia em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela