Secções
Entrar

Zelensky diz a Macron e Scholz: "A Ucrânia sabe ser forte"

Leonor Riso 08 de fevereiro de 2023 às 21:45

Presidente ucraniano já se encontra em Paris, após a passagem pelo Reino Unido. Pediu armamento pesado e aviões de guerra contra a Rússia.

Depois da sua visita ao Reino Unido, Volodymyr Zelensky seguiu para Paris, onde se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron e com o chanceler alemão Olaf Scholz.

Em conferência de imprensa, o presidente francês saudou a "imensa coragem" do povo ucraniano e disse que "um crime de agressão não pode ser tolerado em nenhuma circunstância".

"O que se joga na Ucrânia é o futuro da Europa. Nós temos plena consciência", garantiu Emmanuel Macron, frisando o apoio "invencível" da França a Kiev mesmo que a guerra seja "a milhões de quilómetros".

Segundo o presidente francês, a Rússia não pode vencer a guerra. Os dois líderes e Olaf Scholz irão discutir as necessidades de Kiev para continuar os esforços de guerra. 

Zelensky reconheceu que "a Alemanha e a França estiveram ao lado da Ucrânia durante todos estes meses", e que garantiram "uma união forte, a união da Europa".

"A Ucrânia sabe ser forte", sublinhou, pedindo aviões e armamento pesado.

No Reino Unido, Volodymyr Zelensky também apelou ao envio de aviões eobteve a promessa em como os pilotos ucranianos serão treinados para pilotar caças.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela