Secções
Entrar

Trump reúne-se com o presidente interino da Síria, antigo jihadista

Gabriela Ângelo 14 de maio de 2025 às 21:36

O encontro entre os líderes dos EUA e da Síria é o primeiro em 25 anos, e representa um ponto de viragem para o país do Médio Oriente.

Na sua visita à Arábia Saudita, Donald Trump encontrou-se com o presidente interino da Síria, Ahmad al-Sharaa, esta quarta-feira. Esta reunião representa um ponto de viragem para o país do Médio Oriente que em dezembro do ano passado viu a queda do regime da família Assad, que durou mais de 50 anos. 

al-sharaa trump Bandar Aljaloud/Palácio Real Saudita via AP

O encontro deu-se um dia depois do líder norte-americano ter anunciado que ia levantar as sanções à Síria, algo que pode aliviar o estrangulamento económico do país arrasado por guerras civis e instabilidade política. 

Trump e al-Sharaa falaram durante cerca de hora e meia, antes da cimeira que une os líderes do golfo na Arábia Saudita, segundo um oficial da Casa Branca. Em conversa com jornalistas, o presidente dos EUA elogiou o líder sírio dizendo que ele era um "rapaz jovem e atraente", um "tipo duro" com um "passado muito forte" e um "lutador". 

Em janeiro de 2025, al-Sharaa, cujo nome de guerra é Abu Mohammed al-Golani, foi nomeado presidente de facto pelo governo de transição depois de ter lutado com os rebeldes na insurreição que levou à queda de Assad. No entanto, no passado esteve ligado à al-Qaeda e até se chegou a juntar aos rebeldes que lutaram contra as forças norte-americanas no Iraque antes de lutar na guerra da Síria.

Segundo o jornal norte-americano, The New York Times, os EUA designaram este grupo militante como uma organização terrorista, e até há cinco meses tinham uma oferta de recompensa de até 10 milhões de dólares por informações sobre o atual presidente sírio. 

De acordo com um sumário da reunião feito por Karoline Leavitt, a assessora de imprensa da Casa Branca, Trump disse ao líder sírio que "ele tem a oportunidade de fazer algo histórico no seu país". O presidente também alertou al-Shara para tomar medidas para normalizar as relações da Síria com Israel. 

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sirio descreveu a reunião como "histórica" e disse que Trump tinha afirmado que a administração de Washington está "empenhada em desempenhar um papel positivo e construtivo durante este período sensível". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela