Secções
Entrar

Tiroteio em Monterey Park: Suspeito de 72 anos encontrado morto

Débora Calheiros Lourenço 23 de janeiro de 2023 às 09:58

Além da cidade de Monterey Park existia outro ponto planeado para o ataque, a cidade de Alhambra onde dois homens conseguiram retirar a arma a Huu Can Tran evitando mais um massacre.

O suspeito do massacre na Califórnia, que levou à morte dez pessoas, suicidou-se na manhã de domingo com um tiro.

REUTERS/Allison Dinner

Huu Can Tran foi identificado como o autor do ataque, no entanto as motivações do homem asiático de 72 anos ainda não estão claras, mas as autoridades locais afirmam que vão continuar a investigar.

O homem iniciou o primeiro de dois ataques planeados num estúdio de dança em Monterey Park, cidade onde existe uma grande comunidade ásio-americana e que até já foi apelidada de "primeira Chinatown suburbana", onde disparou indiscriminadamente.

Segundo as autoridades existia um segundo alvo numa outra cidade californiana, Alhambra, também de maioria ásio-americana, onde o atirador fugiu após duas das pessoas presentes em Monterey Park terem conseguido retirar-lhe a arma. As duas cidades ficam a 3,22 quilómetros de distância.

Numa conferência de impressa realizada no domingo, o xerife Robert Luna e os responsáveis políticos locais elogiaram o heroísmo de dois membros da comunidade que conseguiram retirar a arma ao atacante, evitando uma segunda tragédia.

Judy Chu, a deputada no Congresso americano que representa Monterey Park afirmou que a cidade já não se encontra em perigo mas considerou que ainda existem algumas perguntas sem respostas, como: "Qual foi o motivo deste tiroteio? Trata-se de um agressor de violência doméstica? Como é que a arma foi obtida?".

Até ao momento já foram identificadas duas armas, incluindo um pistola com um carregador de munições de alta capacidade, o que permite que o atirador consiga disparar continuamente, não tendo de parar para recarregar, e uma pistola de assalto semiautomática com carregador de alta capacidade, que é ilegal na Califórnia.

Huu Can Tran foi encontrado numa carrinha branca na manhã de domingo já morto, depois de levar um tiro, que as autoridades acreditam ter sido autoinfligido. O presidente da Câmara de Monterey Park, Henry Lo, considerou a morte do autor do ataque como "justiça" e garantiu que a "prioridade é garantir que as vítimas e os seus familiares recebem a assistência que precisam para curar e superar o trauma".

Segundo a conferência de imprensa da polícia cinco homens e cinco mulheres morreram no estúdio de dança enquanto outras dez pessoas ficaram feridas e tiveram de ser transportadas para os hospitais locais. As vítimas ainda estão a ser identificadas mas os responsáveis de medicina legal acredita que tenham entre os 50 e 60 anos.

O ataque ocorreu durante as celebrações do Ano Novo Lunar, momento bastante importante para as comunidades asiáticas e que é sempre celebrado com festivais tradicionais.

Entre março de 2020 e março de 2022 existiram mais de 11.400 incidentes relatados de ódio contra ásio-americanos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela