Secções
Entrar

Será Kamala a sucessora de Biden? Corrida ainda não está fechada

Diogo Barreto 22 de julho de 2024 às 07:36

Barack Obama e Nancy Pelosi não anunciaram ainda o seu apoio à vice-presidente e há outros democratas com vontade de se candidatarem ao lugar deixado vago por Biden.

Pouco tempo distou entre a desistência de Joe Biden da corrida à presidência norte-americana e o avançar da campanha de Kamala Harris. Procurando não deixar cair o ímpeto da campanha democrata, a vice-presidente anunciou que era candidata, recebendo o apoio do presidente. Biden anunciou este domingo que desistia da corrida e que apoiava Kamala Harris como sua sucessora.

EPA/WILL OLIVER

Nas horas seguintes, Kamala usou a sua equipa para fazer centenas de chamadas para convencer os eleitores democratas a garantirem-lhe a sua nomeação na convenção do partido democrata que acontece em agosto. Esta barragem de chamadas tinha duas funções: assegurar o apoio dos eleitores para Harris ao mesmo tempo que tentava demover outros possíveis candidatos democratas de avançarem com a sua candidatura a presidente. "A minha intenção é ganhar esta nomeação. Vou fazer todos os meus possíveis por unir o Partido Democrata - e unir a nação - para derrotarmos Donald Trump", escreveu Harris num comunicado.

Kamala sempre foi apontada pelas sondagens como uma das possíveis substitutas de Biden com mais capacidade de vencer as eleições contra Donald Trump a 5 de novembro deste ano. Mas tem agora a missão de unir o partido democrata atrás da sua candidatura. Segundo a agência Reuters, este domingo Harris falou com o governador da Pensilvânia Josh Shapiro - um possível candidato a vice-presidente - bem como com o líder dos democratas Hakeem Jeffries. O governador da Califórnia Gavien Newsom - que chegou a ser avançado como potencial substituto de Biden - anunciou o seu apoio à candidatura de Kamala

Harris, de 59 anos, significa uma nova dinâmica nesta corrida. Até ao momento a saúde de Biden tinha sido um dos principais alvos da campanha de Trump, mas agora vai defrontar uma mulher 19 anos mais nova. Trump afirmou, em declarações à CNN, que "Harris será mais fácil de vencer do que Biden", mas muitos comentadores têm referido que os debates serão muito mais aguerridos do que aquele que aconteceu em junho entre Biden e Trump.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela