Secções
Entrar

Sarkozy foi libertado e vai aguardar recurso em casa

Diogo Barreto 10 de novembro de 2025 às 12:41

Ex-presidente francês estava preso há 21 dias. Foi condenado a cinco anos de prisão.

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy foi libertado depois de ter sido condenado a uma sentença de cinco anos de prisão efetiva na sequência de uma condenação que envolveu a obtenção de fundos eleitorais pagos pelo ditador líbio Muammar Khadafi. Esta segunda-feira o ex-presidente francês teve a oportunidade de se pronunciar, através de videoconferência, onde relatou as algumas das agruras da vida na prisão.
Nicolas Sarkozy chega a casa após sair em liberdade sob supervisão
Foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, mas recorreu de imediato e entende que deve assistir ao novo julgamento em liberdade. O Tribunal de Recurso de Paris entendeu o mesmo. "Quero que todos fiquem convencidos de uma coisa: nunca tive a ideia insana de pedir qualquer tipo de financiamento ao Sr. [Muammar] Gaddafi. Jamais confessarei algo que não fiz", declarou Sarcozy, citado pela BFMTV, aludindo depois às condições da detenção. "Respondi escrupulosamente a todas as intimações. Nunca imaginei aos 70 anos vivenciar a prisão. Essa provação foi-me imposta, já a vivi. É difícil, muito difícil..." O próprio Ministério Público francês solicitou a libertação de Sarkozy sob supervisão judicial, com proibição de contacto com os outros arguidos e testemunhas. O advogado do ex-chefe de estado também pediu o regime de liberdade condicional como alternativa à prisão.  Sarkozy tornou-se em outubro o primeiro governante francês condenado a pena de prisão, por cinco anos, por alegadamente ter aceitado dinheiro da Líbia para financiar a sua campanha. Antes, já tinha sido condenado por corrupção, pena que cumpriu com pulseira eletrónica.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela