Secções
Entrar

Rússia diz estar a travar ofensiva da Ucrânia em Kursk

Leonor Riso 06 de janeiro de 2025 às 11:38

Kiev e Moscovo tentam melhorar as suas posições à medida que se aproxima a tomada de posse de Donald Trump. Cerca de mil soldados norte-coreanos, mobilizados para Kursk, terão morrido ou ficado feridos.

As tropas russas conseguiram travar uma ofensiva da Ucrânia na região de Kursk, avançou o Ministério da Defesa da Rússia.

De acordo com a Reuters, a principal força ucraniana foi destruída perto da aldeia de Berdin, o que resultou na perda de pessoal e de tanques, de acordo com o governo russo.

A Ucrânia avançou com a ofensiva pelo segundo dia, mas a Rússia diz ainda ter capturado a cidade de Kurakhove, a 32 quilómetros de Pokrovsk, um ponto logístico importante para a Ucrânia na região mais a sul de Donetsk e que é há meses um alvo russo. Também Dachenske terá sido capturada.

Os lados russo e ucraniano estão a lutar para conseguir melhores posições no campo de batalha antes que o presidente Donald Trump chegue ao poder, a 20 de janeiro. O presidente-eleito prometeu um fim rápido para a guerra que dura há quase três anos.

Segundo avaliações ocidentais e ucranianas citadas pela agência Reuters, cerca de 11 mil soldados norte-coreanos foram mobilizados para Kursk para apoiar as forças de Moscovo. A Rússia não confirmou nem desmentiu a presença dos soldados.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, apontou que mais de mil soldados foram mortos ou feridos até agora. Perante a ofensiva ucraniana em Kursk, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia reiteraram o seu apoio a Kiev.

Social Media/via REUTERS
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela