Secções
Entrar

Rússia atacou Ucrânia a partir de vários pontos, diz ministro

Diogo Barreto 24 de fevereiro de 2022 às 10:17

"Não, a defesa ucraniana não colapsou. O exército ucraniano pegou nas armas. A Ucrânia tem os dois pés no solo e continua a defender-se", diz ministro ucraniano.

Dmytro Kuleba, o chefe da diplomacia ucraniana, afirmou que a Rússia atacou a Ucrânia a partir de vários pontos, não apenas a partir do leste.

"Não, esta não é uma invasão russa do leste ucraniano, mas sim um ataque total com ataques de vários lados. Não, a defesa ucraniana não colapsou. O exército ucraniano pegou nas armas. A Ucrânia tem os dois pés no solo e continua a defender-se", escreveu o ministro dos negócios estrangeiros ucraniano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, descreveu o ataque como uma "invasão em grande escala" e disse que a Ucrânia "vai defender-se e vencer".

"O mundo pode e deve parar Putin. A hora de agir é agora", acrescentou.

As alegações russas de terem destruído as defesas aéreas ucranianas e as alegações ucranianas de terem derrubado várias aeronaves russas não foram ainda confirmadas.

O sistema de defesa aérea ucraniano e a força aérea remontam à era soviética e são ensombrados pelo enorme poder aéreo da Rússia e pelas suas armas de precisão.

O Ministério da Defesa russo garantiu, no entanto, que não tem como objetivo as cidades ucranianas e que "não há ameaça à população civil".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela