Secções
Entrar

Rússia a favor do cessar-fogo, mas tem de "conduzir a paz duradoura"

Ana Bela Ferreira 13 de março de 2025 às 16:17

Vladimir Putin disse aos jornalistas que cessar-fogo com a Ucrânia tem de resolver a raiz dos problemas que levaram à invasão a 24 de fevereiro de 2022.

O presidente russo afirmou, esta quinta-feira, que a Rússia concorda com aproposta de cessar-fogona Ucrânia feita pelos EUA. Porém, indicou que qualquer proposta deveria ter como objetivo uma paz duradoura e que teria de lidar com as causas na raiz do conflito.

REUTERS/Maxim Shemetov/Pool

"Concordamos com a proposta de cessar-fogo", indicou, citado pela Reuters, Vladmir Putin aos jornalistas numa conferência de imprensa no Kremlin, depois de um encontro com o homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko. "Mas partimos do facto de que esta cessação deve ser tal que conduza a uma paz duradoura e elimine as causas originais desta crise."

Esta quinta-feira de manhã, o Financial Times chegou a avançar que a Rússia estaria contra a proposta feita pelos EUA de 30 dias de cessar-fogo. O que acabou por ser negado esta tarde pelo próprio líder russo.

As forças russas invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022 e desde meados do ano passado que controlam cerca de um quinto do território. Em resposta, Kiev ocupou a região de Kursk, na Rússia, mas agora estará também próximo de perder esse controlo. Já que Vladimir Putin visitou a região, na quarta-feira, vestido com uniforme militar, dando um sinal de que as tropas russas estão a reganhar terreno.

Desde que tomou posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem afirmado que vai acabar com este conflito. Em troca, tem negociado com a Ucrânia a exploração de terras raras.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela