Secções
Entrar

Putin rejeita cessar-fogo de 30 dias e continua os ataques à Ucrânia

Gabriela Ângelo 21 de abril de 2025 às 16:20

O líder russo anunciou uma trégua de 30 horas durante o Domingo de Páscoa, mas rejeitou a hipótese de uma extensão por mais 30 dias, proposta pelo seu homólogo ucraniano.

Depois de uma trégua durante o Domingo de Páscoa, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que os ataques à Ucrânia vão continuar, rejeitando o acordo de cessar-fogo de 30 dias a pedido do seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

Putin Páscoa Ramil Sitdikov/Sputnik/Kremlin Pool Photo via AP

Os ataques regressaram depois de um cessar-fogo que durou cerca de 30 horas, durante a Páscoa, um dos feriados religiosos mais celebrados na Ucrânia, confirmou Putin à televisão estatal russa esta segunda-feira. 

Segundo a agência noticiosa Reuters, o líder russo disse ainda que a Rússia tem sempre "uma atitude positiva em relação a uma trégua, e por isso é que apresentámos esta iniciativa, especialmente porque estamos a falar dos dias brilhantes da Páscoa". 

Apesar de Kiev ter relatado que não houve qualquer alerta de ataques aéreos durante domingo, os militares russos continuaram a utilizar "armamento pesado" desde as 10h do mesmo dia. O líder ucraniano pediu então que houvesse uma extensão deste cessar-fogo de ataques de drones e mísseis aéreos durante 30 dias.

"Se a Rússia não concordar com este passo, será a prova de que tenciona continuar a fazer coisas que destroem vidas humanas e prolongam a guerra", afirmou Zelensky. 

Soldados ucranianos relataram à Agência France-Presse (AFP) que tinham notado que o campo de batalha se encontrava mais calmo e que a atividade tinha diminuído "significativamente nas regiões de Zaporíjia e Kharkiv". 

No entanto, assim que as 30 horas expiraram, Zelensky disse que a força aérea ucraniana emitiu alertas para ataques de mísseis e drones russos nas regiões leste e sudoeste da Ucrânia. As instruções do líder ucraniano para as forças militares foram: "Responderemos ao silêncio com o silêncio, os nossos ataques serão para nos protegermos dos ataques russos". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela