Secções
Entrar

Primeiro navio com ajuda alimentar para Gaza já partiu do Chipre

Sofia Parissi 12 de março de 2024 às 17:01

O navio Open Arms, atracado no Chipre há quase um mês, partiu hoje para Gaza. Leva quase 200 toneladas de ajuda humanitária e faz parte de um projeto-piloto para abrir uma nova rota marítima humanitária.

O navio Open Arms, que transporta quase 200 toneladas de ajudahumanitária para a Faixa de Gaza, partiu esta terça-feira, 12 de março, após ter estado quase um mês parado no Chipre.

REUTERS/Stamos Prousalis

A ajuda está inserida num projeto-piloto que visa a abertura de uma nova rota marítima para ajudar a população em risco em Gaza, epicentro do conflito entre Israel e o Hamas, que se agudizou no dia 7 de outubro de 2023. Segundo estimativas da ONU,estão em situação de risco 2,2 milhões de pessoas, em Gaza, devido à falta de alimentos.


A missão é financiada, maioritariamente, pelos Emirados Árabes Unidos e está a ser organizada pela associação de caridade norte-americana World Central Kitchen (WCK), sendo que o barco foi fornecido pelaorganização não-governamental (ONG) espanhola Proactiva Open Arms, que se dedica ao salvamento marítimo.

"O nosso objetivo é criar uma autoestrada marítima de barcos e embarcações abastecidos com milhões de refeições que se dirigem continuamente para Gaza", afirmaram José Andrés, fundador da WCK, e a sua diretora executiva, Erin Gore, citados peloThe Guardian.

De acordo com o jornal britânico, foi divulgado um vídeo onde se pode ver o Open Arms a partir do porto de Larnaca, no Chipre, em direção à Faixa de Gaza. É esperado que o barco chegue ao seu destino daqui a dois dias, já que viaja a cerca de 3,7 nós,de acordo com os sites de localização marítima.

No mesmo dia em que o navio parte, a presidente da Comissão Europeia mencionou o projeto-piloto e alertou para o agravamento da fome em Gaza, num discurso para o Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

"A situação no terreno é mais dramática do que nunca e atingiu um ponto de rutura. Todos vimos os relatos de crianças que estão a morrer de fome. Isto não pode acontecer", afirmou Ursula von der Leyen, esta terça-feira.

A presidente da Comissão Europeia relembrou que "esta é a primeira vez que um navio é autorizado a entregar ajuda a Gaza desde 2005" e anunciou ainda que a UE irá criar um "mecanismo de proteção civil", para garantir "fornecimento estável e significativo" para o enclave palestiniano.

Na passada terça-feira, 5 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para um declínio devido à desnutrição em Gaza, sem precedentes a nível mundial.

"O rápido e grave declínio causado pela desnutrição em Gaza não tem precedentes a nível mundial, quando isso nunca fora um problema. Gaza era autossuficiente quando se tratava de peixe, aves, ovos, vegetais e frutas. Os morangos de Gaza são famosos e eram exportados", afirmou o responsável da OMS para os territórios palestinianos, Rik Peeperkorn, durante uma conferência de imprensa.

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, país envolvido na mediação do conflito, informou hoje que Israel e os líderes do movimento islamita Hamas estão longe de chegar a um acordo, mas garante que a esperança se mantém.

"Não estamos perto de um acordo de cessar-fogo em Gaza, mas continuamos esperançosos", afirmou Majed Al-Ansari em conferência de imprensa. O porta-voz referiu ainda que o Qatar está a trabalhar para um cessar-fogo permanente em Gaza e não para uma trégua de curto prazo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela